MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LILIAM APARECIDA ALVES PAES

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
NÚMEROS COMPLEXOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA MODELAGEM MATEMÁTICA E EM CONTEXTOS HISTÓRICOS
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio. A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos?. Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos. Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos. Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos. Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica.
[Download TCC]