Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ENEXANDRO NOBRE DUTRA
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
ANÁLISE COMBINATÓRIA: uma proposta para o seu ensino na educação básica com ênfase no Princípio Fundamental da Contagem
Resumo
O ensino de matemática praticado atualmente sob a perspectiva de enfatizar o uso de fórmulas tem-se mostrado um obstáculo de difícil transposição para assimilação de conteúdos por alunos. Esta prática é comum no trabalho de professores do Ensino Médio que, apoiados em livros didáticos e nas experiências vividas em suas formações,
apresentam uma matemática fora do contexto do aluno enquanto indivíduo dotado de conhecimentos pré-concebidos, níveis de cognição e imaginação. Geralmente é neste contexto que o ensino de Análise Combinatória (AC) é apresentado na escola da Educação Básica, com aplicação de fórmulas sem significado para os alunos, que através de um trabalho mecânico simplesmente as decoram e procuram utilizá-las para resolver questões que geralmente podem ser resolvidas com aplicação direta das referidas fórmulas. O Princípio Fundamental da Contagem (PFC) é citado apenas no início do estudo de AC para em seguida enunciar e aplicar as fórmulas de Arranjo, permutação e Combinação. Assim, no presente trabalho, realizamos um estudo teórico acerca de alguns trabalhos desenvolvidos em torno do ensino-aprendizagem de Análise Combinatória e apresentamos uma proposta de ensino, capaz de permitir a participação efetiva do aluno na construção dos conceitos de arranjo, permutação e combinação, valorizando o PFC na resolução de problemas, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD) na sua vertente praxeológica.
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