Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERIC GIOVANNI ZENATTI DANGIÓ
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE PROJETOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo expor os resultados de uma
experiência didática que envolve os esforços realizados para a validação do ensino de Estatística no ensino médio, através de projetos e experimentações práticas, contextualizadas e próximas da realidade dos alunos. A experimentação apoia-se no trabalho em grupo para proporcionar avanço cognitivo significativo aos alunos. A
metodologia aplicada foi a da engenharia didática. Durante a experimentação, desenvolvemos uma sequência didática para o ensino de Estatística no ensino médio, apresentando ao aluno atividades práticas em que ele pode ser o protagonista do ensino-aprendizagem. Os resultados
coletados com a proposta didática, assim como a participação dos alunos nas atividades, serão confrontados com as hipóteses levantadas para o efeito de validação do processo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN do ensino fundamental (Brasil, 1997 e 1998); Ensino Médio PCNEM (Brasil, 2000) e PCN+ (Brasil, 2002) sugerem que se deva ensinar Estatística desde as séries iniciais, mas esta fica em segundo plano. No ensino médio do Estado de São Paulo, o conteúdo de Estatística está no caderno do aluno, vol. 4, 3º ano do ensino médio que, geralmente, devido a vários fatores, tais como a indisciplina dos alunos, a resistência de certos professores referente ao ensino da Estatística, a localização do conteúdo nos
cadernos e a carga horária insuficiente em relação ao conteúdo a ser dado, raramente são contemplados. Através do confronto dos resultados obtidos com a análise das atividades e da participação discente, concluímos que a sequência didática apresentada favoreceu o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Estatística no ensino médio.
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