Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TACILA GOMES TEBALDI
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
A Ilusão da Linearidade: Um Relato de Experiência no Sétimo Ano do Ensino Fundamental
Resumo
O termo Ilusão da Linearidade foi cunhado pelos pesquisadores belgas Dirk De Bock,Wim Van Dooren, Dirk Janssens e Lieven Verschaffel para designar o fenômeno da tendência dos alunos dos vários níveis de ensino em “aplicar relações lineares em qualquer lugar e, portanto,
também em situações onde isto ´e inadequado”. Seus estudos revelam que a ilusão da linearidade é um fenômeno fortemente arraigado que resiste às várias metodologias de ensino e parâmetros de aprendizagem. A partir das causas e de algumas sugestões para a prática educacional dadas
por estes pesquisadores, relatamos neste trabalho nossa experiência em preparar e conduzir aulas sobre proporcionalidade para uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do município de Campos dos Goytacazes com atenção especial aos vários
aspectos que permeiam a ilusão da linearidade.
[Download TCC]