Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERICKSON NUNES MARTINS
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Uma Abordagem Construtivista do Teorema e Tales sob a Perpectiva da Teoria de Van Hiele
Resumo
Este trabalho busca verificar quais são as dificuldades de aprendizagem reveladas pelos alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, nas atividades que envolvem o teorema de Tales. Através de uma abordagem construtivista, pretende-se direcionar e orientar o aluno para uma análise gradativa e interpretativa
das ações tomadas para o entendimento e a resolução de situações-problemas que envolvam o teorema de Tales. Para tanto, buscou-se olhar o teorema de Tales sob a
perspectiva da teoria de Van Hiele, cuja aprendizagem , sobretudo em geometria, se dá em níveis de compreensão, cabendo ao professor o papel de atuar apenas nos momentos em que o aluno se encontra apto, ou não, a progredir de nível, condição
que a teoria de Van Hiele chama de fase de aprendizagem, e ainda, dentro desse contexto, utilizar a história da matemática como elemento motivador. A elaboração das atividades teve um enfoque na compreensão dos elementos formadores e que
compõem o teorema de Tales, bem como as diversas formas que eles aparecem em nosso cotidiano e, assim, fazer uma análise interpretativa de situações-problemas em que podemos aplicar o teorema e avaliar se as habilidades e competências,
necessárias ao processo de ensino-aprendizagem, foram adquiridas de maneira satisfatória.
[Download TCC]