MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIA MARON RAMOS DA COSTA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E SÉRIES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de fazer uma análise sobre a forma como vem sendo dirigido o ensino de Sequências e Séries aos alunos do Ensino Médio, principalmente, nas escolas da rede pública. Nesta pesquisa, foram considerados como instrumento de pesquisa todos os livros didáticos de Ensino Médio adotados em duas escolas específicas: Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré e Colégio Municipal Pedro Adami, assim como outros que, também, fazem parte do acervo das bibliotecas dessas escolas. Posteriormente, apresentaremos uma proposta para introduzir o conceito de Sequências e Séries como um desdobramento de conteúdos já adquiridos pelo aluno, em séries anteriores, tais como Função, embora seja um conteúdo novo para o aluno, este irá ser capaz de estabelecer relação com outros assuntos aparentemente desconexos, mas que podem ser ou serão desmascarados. Uma referência histórica foi feita para mostrar que muita das fórmulas e os conceito matemáticos utilizados atualmente, são o resultado de uma longa evolução histórica, fruto de muitas pesquisas e estudos com validade prática.
[Download TCC]