Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIA MARON RAMOS DA COSTA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E SÉRIES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de fazer uma análise sobre a forma
como vem sendo dirigido o ensino de Sequências e Séries aos alunos do Ensino Médio,
principalmente, nas escolas da rede pública. Nesta pesquisa, foram considerados como
instrumento de pesquisa todos os livros didáticos de Ensino Médio adotados em duas escolas
específicas: Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré e Colégio Municipal Pedro Adami,
assim como outros que, também, fazem parte do acervo das bibliotecas dessas escolas.
Posteriormente, apresentaremos uma proposta para introduzir o conceito de Sequências e
Séries como um desdobramento de conteúdos já adquiridos pelo aluno, em séries anteriores,
tais como Função, embora seja um conteúdo novo para o aluno, este irá ser capaz
de estabelecer relação com outros assuntos aparentemente desconexos, mas que podem
ser ou serão desmascarados. Uma referência histórica foi feita para mostrar que muita das
fórmulas e os conceito matemáticos utilizados atualmente, são o resultado de uma longa
evolução histórica, fruto de muitas pesquisas e estudos com validade prática.
[Download TCC]