MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEXANDRE SHUJI SUGUIMOTO

UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR

Dissertação

Título
Utilização do Geogebra como auxílio no ensino de funções.
Resumo
Este trabalho teve como temática a utilização do software GeoGebra como instrumento auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de matemática, em particular no estudo das funções elementares no primeiro ano do ensino médio. A pesquisa foi realizada através de dois minicursos: um destinado aos professores da rede estadual de ensino do Paraná e o outro aos acadêmicos de graduação em matemática da Universidade Estadual de Maringá. Teve-se como objetivo, apresentar algumas possibilidades de trabalho que possam complementar o processo do ensino-aprendizagem no estudo das funções, de maneira diferenciada, possibilitando ao aluno do ensino médio investigar, testar ou comprovar eventuais conjecturas que surgem durante os estudos. O minicurso ocorreu basicamente em três etapas distintas: a primeira, apresentando o software GeoGebra e focando na sua instalação; a segunda, mostrando sua interface gráfica, suas principais ferramentas; e a terceira e principal etapa, envolvendo atividades práticas de conteúdos matemáticos, na qual as ferramentas básicas foram exploradas. Durante as atividades práticas, teve-se sempre a preocupação em salvar a atividade, para posteriormente inseri-las num editor de texto. Observou-se, durante o minicurso, grande dificuldade enfrentada por parte dos professores com relação ao uso do computador, tais como, abrir arquivo, salvar, exportar, localizar, inserir imagens, etc. Ao final do minicurso, verificou-se um grande interesse por parte dos professores, para que esse software faça parte de sua prática pedagógica, auxiliando-os na elaboração e confecção de atividades relacionadas ao estudo das funções e seus gráficos. Os professores também compreenderam que o GeoGebra possibilita ensinar a geometria e explorar suas ferramentas algébricas, num ensino de matemática diferenciado, usando um ambiente informatizado.
[Download TCC]