Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EUGÊNIO MENDES MORAES FILHO
UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA
Dissertação
Título
A Teoria da Resposta ao Item na Avaliação Educacional do Ensino Básico.
Resumo
A importância da avaliação educacional tem sido evidenciada desde a última década. Cada vez mais se faz necessária uma abordagem que mostre o aspecto qualitativo de dados educacionais em detrimento de aspectos puramente quantitativos.
Nesse contexto surge a Teoria da Resposta ao Item (TRI). No presente trabalho abordamos os fundamentos dessa teoria, com ênfase nos modelos logísticos que relacionam a probabilidade de acerto a determinados itens com a habilidade dos
respondentes. Além disso, apresentamos o processo de estimação dos parâmetros dos modelos e das habilidades dos alunos. Uma aplicação com os dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) foi realizada.
A implementação computacional foi desenvolvida com o uso do software R.
[Download TCC]