Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDERSON FLÁVIO DOS SANTOS
UNESP - Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto - SP
Dissertação
Título
Sistemas de numeração posicionais e não posicionais
Resumo
A necessidade do uso dos números é um processo histórico e indispensável à organização da vida humana, apesar de ser um conceito abstrato. Desde a idade antiga, quando os humanos ainda moravam em cavernas, a necessidade da contagem sempre esteve presente, pois contavam peixes, rebanhos, plantações. Até mesmo nos dias de hoje, as mais variadas e desenvolvidas práticas tecnológicas utilizam-se dos números, citando, como exemplo, o sistema binário computacional. O objetivo deste trabalho é explicar como os sistemas de numerações são utilizados ao longo da história, suas necessidades, cálculos e aplicações. Além disso, serão apresentadas comparações entre os sistemas mais utilizados, fazendo distinção entre sistemas numéricos posicionais e não posicionais. Pretende-se, também, propor uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens desses modelos de sistemas. Ainda serão apresentados resultados de atividades práticas aplicadas com crianças que estão cursando o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Objetiva-se mostrar como as crianças compreendem o posicionamento dos números dentro do sistema numérico decimal, de modo a evidenciar que o hábito da memorização é predominante para a realização das operações básicas desse sistema em decorrência do seu não entendimento. Tal fato faz com que os alunos das escolas brasileiras não tenham conhecimentos matemáticos básicos, e, consequentemente, com que o país não apresente resultados desejáveis nas avaliações internacionais. Em síntese, pretende-se que este trabalho seja uma oportunidade de reflexão ao passar pela história da matemática, por demonstrações de conceitos simples desses sistemas de numeração e explicitar que uma pessoa aprende realmente a manipular os números quando faz real entendimento destes.
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