Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO AECIO FELIX
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
Uma Forma de Apresentação da Interpretação Geométrica do Logaritmo Natural e Estudo de Algumas de suas Propriedades
Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática motivadora
e interessante na construção do conhecimento de logaritmo. A grande maioria dos
livros didáticos adotados pelos professores do ensino médio aborda esse tema de
forma tradicional, apresentando uma definição (definição de logaritmo como
expoente) menos adequada à construção significativa deste conceito, e
propriedades vistas por grande parte dos alunos como regras sem sentido, impostas
e muitas vezes não demonstradas. Além disso, as demonstrações matemáticas
estão sendo cada vez menos praticadas com os alunos, devido a uma postura
inadequada adotada atualmente por muitos professores, cujas algumas razões são:
os professores não as dominam, eles acreditam não serem necessárias ou que os
alunos não têm condições de assimilá-las. Essa postura tem como consequência
aulas tradicionais cujos resultados são alunos desinteressados e desmotivados,
contribuindo muito com o cenário atual das escolas, onde muitos deles concluem o
ensino médio sem sequer construir esse importante conceito matemático em suas
mentes. A sequência didática foi desenvolvida e aplicada segundo as concepções
da Engenharia Didática, utilizando os programas de computador Geogebra 4.2,
Excel 2010 e Calculadora Científica do Windows, em uma proposta de seis aulas: a
primeira destinada à apresentação do projeto, destacando a importância dos
logaritmos e suas aplicações; a segunda, realizando uma atividade onde os alunos
utilizam programas de computador para observarem e perceberem a interpretação
geométrica do logaritmo natural; e as demais aulas realizando atividades onde os
alunos, também através de programas de computador, devem perceber e
conjecturar propriedades de logaritmos. Para atingir um bom resultado, as três aulas
imediatamente posteriores à aplicação das atividades foram destinadas à
socialização dos resultados obtidos e às demonstrações matemáticas das
propriedades de logaritmos, conjecturadas ou não pelos alunos neste projeto. Para
concluir, foi aplicada uma avaliação diagnóstica, com o intuito de mensurar a
eficiência deste projeto, isto é, se ele realmente contribuiu para a construção efetiva
do conhecimento logarítmico nos alunos envolvidos.
[Download TCC]