Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL NINK DE CARVALHO
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
ESINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÔTICA: Movimento do Braço mecânico.
Resumo
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a avalição do
Programme for International Student Assesment (PISA) apontam melhoras no
desempenho matemático, porém, longe da situação ideal. Para tratar de educação
matemática, é necessário discutir o ensino. O presente trabalho aborda as
metodologias de ensino da matemática baseadas na contextualização, resolução de
problemas e modelagem matemática. Busca apresentar como ferramenta de suporte
à prática do docente o uso das tecnologias educacionais, em especial, a robótica.
No decurso do texto, expõe a proposta de uma situação de ensino-aprendizagem
baseada na modelagem matemática a partir de um braço mecânico, utilizando o
software GeoGebra para a construção e um modelo interativo. Em seguida,
sugerem-se atividades que exploram diversos conceitos matemáticos numa prática
contextualizada. Por fim, as considerações finais que desafiam a uma continuidade
futura da pesquisa.
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