Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JORGE PRAZERES CARDOSO
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
DECOMPOSIÇÃO DE MATRIZES UMA PROPOSTA PARA CALCULAR O PRODUTO MATRICIAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A estrutura educacional brasileira vive um momento delicado, onde são criados instrumentos legais para impedir a retenção de alunos, favorecendo as estatísticas sem, entretanto, preocupar-se com o efetivo aprendizado. Ferramentas mais elaboradas são deixadas de lado, sob a justificativa de serem supérfluas, pois aos alunos seria necessário somente um mínimo de conhecimento (que na verdade beira o nada), desprovido de construção e demonstrações formais, resumidas a fórmulas que se propõem a resolver casos específicos e limitados. O estudo das matrizes é tido pelos alunos como conteúdo desprovido de significado prático, reduzindo-se à pura abstração, oriundas do intelecto humano. Um caso bastante claro é a multiplicação matricial, que apesar de ultimamente ter ganhado atenção dos autores com relação à sua aplicação, esbarra na dificuldade de sua operacionalização. Por diversos fatores, a maioria dos professores de matemática tende a reproduzir na integra o conteúdo dos livros didáticos, deixando muitas vezes de ser realmente protagonista no processo ensino- aprendizagem para ocupar uma posição de mero espectador. Um dos fatores para tal comportamento é a falta de segurança dos professores de Matemática relativo ao conteúdo em discussão, impondo a manutenção dessa prática. Felizmente, iniciativas como o Profmat e o Papmem oportunizam novos olhares, novas metodologias, novas possibilidades; dando uma clara demonstração, através dos materiais usados nos cursos e das publicações da SBM, em especial a coleção ?Matemática para o Ensino Médio?, cujo volume três dá uma boa dimensão dos benefícios das diversas aplicações das matrizes de forma simples e acessível. Inspirado nessas iniciativas, buscamos contribuir, tendo em vista que o presente trabalho visa demonstrar que pequenas mudanças de perspectiva como a multiplicação coluna por linha, o Filtro de JPC e a multiplicação de matrizes por bloco, podem ser elementos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem no que se refere ao produto de matrizes.
[Download TCC]