Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELE RODRIGUES MORENO SANTOS
FUFS - Universidade Federal de Sergipe - Aracaju - SE
Dissertação
Título
Uma Abordagem para o Ensino de Fun¸c˜oes no Ensino M´edio
Resumo
Ap´os observar como acontece o ensino das fun¸c˜oes nas classes de ensino m´edio,
bem como a disposi¸c˜ao destes conte´udos nos livros did´aticos, com a finalidade de
auxiliar professores deste segmento em sua pr´atica docente a romper as barreiras
deste ensino tradicional, cansativo, pouco produtivo (no sentido de propiciar o
aprendizado) e que desestimula o estudante, foi feito um estudo bibliogr´afico so-bre o aprendizado em Matem´atica e poss´?veis mudan¸cas na forma de apresentar
as fun¸c˜oes e seus gr´aficos, incluindo suas caracter´?sticas. Desta forma, apresenta-mos uma abordagem diferente das tradicionais, para o ensino das fun¸c˜oes, repen-sando este ensino com enfoque na constru¸c˜ao dos conhecimentos, investiga¸c˜oes,
sequˆencia l´ogica e nas rela¸c˜oes entre os conte´udos. Tamb´em expusemos sobre os
benef´?cios dos recursos tecnol´ogicos, os softwares matem´aticos que podem auxiliar
e enriquecer o estudo dos gr´aficos de fun¸c˜oes e suas varia¸c˜ oes. Apresentamos uma
sequˆencia did´atica para o ensino das fun¸c˜oes nas formas alg´ebricas e geom´etricas,
utilizando o programa Geogebra, que o leitor poder´a aplicar e ampliar, adequando
`a sua realidade
[Download TCC]