MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRÉ WANGLES DE ARAUJO

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
Análise do Modelo de Avaliação da Aprendizagem de uma Escola Pública do Distrito Federal na Percepção dos Docentes
Resumo
A avaliação foi delimitada como objeto de estudo e interesse na educação, por constituir-se um dos temas mais polêmicos, quando se abordam questões relacionadas à prática pedagógica do professor. A sociedade evolui e impulsiona o repensar sobre aeducação, as práticas pedagógicas e a ação avaliativa. A concepção de que o professor precisa, cada vez mais, diversficar os instrumentos e momentos de avaliação tem ganhado força com a discussão da necessidade de se promover mudanças signficativas no aprendizado dos estudantes. A proposta de estabelecimento de uma prática pautada pela avaliação formativa vem ocupando espaçoo cada vez maior na educação básica, a partir das orientações constantes nos projetos pedagógicos das escolas, que estabelecem a premissa de que a avaliação não pode e nem deve ser estática, mas, sim, dinâmica, permeando todos os espaços e tempos de aprendizagem. Em geral, professores de matemática não discutem as teorias de avaliação durante sua formação na educação superior e somente se deparam com esses temas quando buscam a formação continuada ou são provocados pelas coordenações pedagógicas das escolas em que atuam. Considerando esse cenário, buscou-se neste trabalho fazer uma pesquisa com professores de uma escola pública da educação básica do Distrito Federal, para investigar as concepções que eles têm acerca do tema avaliação, a forma como transpõem para a prática em sala de aula, relacionando com as diretrizes constantes do projeto pedagógico da escola. A pesquisa revelou que a escola precisa investir mais em espaço/tempo de leitura e debates, democratizando as discussões acerca do signficado da avaliação de aprendizagem e institucional, inclusive no aprofundamento das concepções subjacentes ao projeto político-pedagógico.
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