MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRÉ LUIS NOVAES

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP

Dissertação

Título
Geometria Analítica e Vetores: Uma Proposta para a melhoria do ensino de Geometria Espacial.
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo introduzir as definiões e os conceitos básicos sobre vetores no R2 e no R3 no ensino básico, junto com as propriedades e operações e através deste conhecimento mostrar, com vários exemplos e aplicações, como isto simplifica e facilita o entendimento das ati-vidades propostas nesta parte da educação matemática. Além disso estudar de forma conjuntaa álgebra e a geometria, partindo de um lugar geométrico e então encontrando sua equação oupartindo de uma equação e então encontrando o lugar geométrico, esses que são os dois aspectos re-cíprocos do princípio fundamental da geometria analítica estudada em grande escala por Descartese Fermat, dois dos grandes matemáticos que deram uma grande e significativa contribuição àmatemática. Conforme SECRETARIA [3], no primeiro ano do ensino médio estão propostos os seguintestemas relacionados com a geometria: Razões trigonométricas nos triângulos retângulos; Polígonosregulares: inscrição, circunscrição e pavimentação de superfícies; Resolução de triângulos nãoretângulos: Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Já no segundo ano temos: Elementos de geometriade posição; Poliedros, prismas e pirâmides; Cilindros, cones e esferas. Neste segundo ano os alunosiniciam os primeiros conceitos e propriedades sobre a geometria plana e espacial. No último anoestão propostos: Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos; Reta: equação eestudo dos coeficientes; problemas lineares; Ponto e reta: distância; Circunferência: equação; Retae circunferência: posições relativas; Cônicas: noções, equações, aplicações. Estes que são temasda geometria analítica. Com a introdução de vetores para este ensino na educação matemática, pode-se auxiliar eenriquecer os estudos para estes anos finais, além disso, temos uma contribuição na passagem doplano para o espaço qualificando o ensino da geometria espacial, trabalhando de forma conjuntacom os temas que já são abordados atualmente.
[Download TCC]