Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FLAVIO DE OLIVEIRA RIBEIRO
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
O USO DE DOBRADURAS NO PROCESSO DE ENSINO DAS CÔNICAS NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Este trabalho relata acerca de um ramo da matemática que une a geometria à algebra(a geometria analítica), com enfoque especial na construção das cônicas pelo processo de dobraduras. Mencionamos aqui seus principais teóricos,
fatos históricos, e outros fatos importantes que consideramos relevantes para o ensino e aprendizagem das cônicas, bem como as equações da elipse, hipérbole e parábola. No caso específico das dobraduras, é feito passo a passo como se constrói cada uma das cônicas e acompanhada das suas respectivas guras ilustrativas . O trabalho também traz alguns exercícios de aplicação
com construções, sendo contemplada as três cônicas.
A finalidade do trabalho é mostrar as definições e demonstrações de modo simples e prático, sendo as dobraduras um processo de construção que pode
e deve ser aplicado no processo de ensino e aprendizado de geometria analítica. A essência do estudo é tentar explicar a organização e diferença entre as
cônicas, mostrando seus principais elementos e fundamentando cada um, de modo que as dobraduras e as construções facilitem o entendimento de todo
o processo e análises acerca da elipse, hipérbole e parábola. Imaginando que depois da leitura desse trabalho um aluno do ensino medio seja capaz de ter argumentos para responder perguntas do tipo:
-O que são cônicas?
-Quem foram os precursores do estudo das cônicas?
-Quais seus principais elementos?
-Qual a diferença entre elipse, hipérbole e parábola?
-Como se constrói as cônicas com dobraduras?
-Pra que servem as dobraduras no ensino de Cônicas?
[Download TCC]