Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O uso da Modelagem Matemática no Ensino de Funções na Educação Básica
Resumo
O Presente trabalho tem como objetivo subsidiar a discussão em torno do emprego da modelagem matemática como uma metodologia alternativa na sala de aula, mais especificamente no ensino de funções. Para tanto, se busca fundamentar o trabalho em uma pesquisa bibliográfica, partindo de uma visão crítica em relação ao ensino tradicional da matemática e em relação ao desenvolvimento do conceito de função por parte do educando, objetivando analisar as diferentes visões em torno do tema, bem como alicerçar o uso da modelagem matemática através da Teoria histórico-cultural de Vygotsk. Apresenta também algumas sugestões de atividades envolvendo modelagem matemática voltada para o desenvolvimento e construção de alguns conceitos dentro do ensino de funções na educação básica. Algumas publicações na área discutida são utilizadas como fundamentação, tais como artigos publicados em revistas científicas renomadas, como BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, e de alguns documentos públicos (PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o ensino Médio - Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias). Mostra-se também a importância desta linha metodológica segundo sua relação com outras tendências dentro da Educação Matemática, tais como a História da matemática, Resolução de problemas, o ensino através de projetos e a Etnomatemática, entre outras. As diferentes etapas num processo de Modelagem Matemática, segundo Biembengut e na visão de Bassanezi são retratadas como subsídio do presente trabalho. Encerra-se com o desenvolvimento de algumas atividades de modelagem envolvendo conceitos inerentes ao ensino de funções, tais como maximização de função cúbica sem o uso de conhecimentos de cálculo diferencial, obtenção de um modelo exponencial para a população do Estado do Amapá no período de 2010-2030, bem como a inter-relação de temas específicos da matemática, como progressões aritméticas e função quadrática e probabilidade geométrica e funções lineares, quadrática e de duas variáveis. Não se espera encerrar as discussões em torno do tema, pelo contrário, que este trabalho sirva de apoio para as discussões que venham enriquecer a busca por uma educação matemática de qualidade e com significado para os educandos.
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