Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO DE ASSIS DE ALBUQUERQUE
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
Visualizando e Dinamizando Temas no Ensino Básico
Resumo
Ver e refletir sobre o que temos à nossa frente é o que faremos neste trabalho com alguns resultados da Matemática. Vamos associar a esses resultados imagens e/ou diagramas que, visualmente, os revelam. Além disso, tanto as imagens quanto os diagramas tomam vida ao serem animados, favorecendo assim a reflexão e a abrangência dos resultados matemáticos os quais se pretende revelar. Em alguns casos, é necessário um conhecimento prévio acerca dos assuntos envolvidos na prova visual e, para tal, desenvolvemos a teoria necessária para entendê-los. Os temas aqui abordados visualmente, dinamicamente e formalmente são: Médias e Progressões, Aritméticas e Geométricas. Essas imagens, muitas delas engenhosas, são didaticamente perfeitas e necessárias à compreensão e reflexão sobre os mais variados resultados apresentados no ensino da Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Apesar de não serem provas, no sentido estrito do termo, as provas visuais servem para modelar e refinar nossa intuição matemática e, muitas vezes, nos permitem mergulhar o tema sob estudo, em nosso cotidiano. Mas ela pode ir mais longe, dando-nos através dessas visualizações a arquitetura de uma trilha que nos conduzirá a uma prova matemática do resultado em questão.
[Download TCC]