Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO EDMILSON FERNANDES DA SILVA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) EM AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA NA EEM PROFESSOR GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicac~ao da Teoria de Resposta
ao Item (TRI) em avaliac~oes de Matematica no Ensino Medio na EEM Prof. Gabriel
Epif^anio dos Reis { Icapu-CE., e, para isso, discute concepc~oes que envolvem a avaliac~ao,
o ato de avaliar, seus instrumentos, bem como a TRI como modelo de avaliac~ao que consegue
estimar informac~oes sobre as habilidades e compet^encias dos alunos. Para entender
e melhor compreender a aplicac~ao desta teoria, fez-se analise de dois modelos: a TCT e
a TRI, a partir de avaliac~ao aplicada a alunos do primeiro ano do Ensino Medio, e como
refer^encia, fez-se uso de alguns estudos disponveis na literatura, entre eles destacamos o
de LUCKESI (2000) e ANDRADE, TAVARES e VALLE (2000), dentre outros, os quais
discutem o assunto a m de vericar as potencialidades, limites e diculdades enfrentadas
por cada modelo. Os resultados dos desempenhos dos estudantes na TRI foram calculados
pelo modelo logstico de tr^es par^ametros ML3 e comparados com os resultados do metodo
tradicional e algumas considerac~oes foram feitas sobre as vantagens e desvantagens do
modelo em relac~ao ao modelo tradicional, quando aplicado na escola, no sentido de perceber
e comparar as proci^encias dos estudantes, e ainda, fornecer melhores subsdios para
o processo de ensino-aprendizagem.
[Download TCC]