MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO EDMILSON FERNANDES DA SILVA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) EM AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA NA EEM PROFESSOR GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicac~ao da Teoria de Resposta ao Item (TRI) em avaliac~oes de Matematica no Ensino Medio na EEM Prof. Gabriel Epif^anio dos Reis { Icapu-CE., e, para isso, discute concepc~oes que envolvem a avaliac~ao, o ato de avaliar, seus instrumentos, bem como a TRI como modelo de avaliac~ao que consegue estimar informac~oes sobre as habilidades e compet^encias dos alunos. Para entender e melhor compreender a aplicac~ao desta teoria, fez-se analise de dois modelos: a TCT e a TRI, a partir de avaliac~ao aplicada a alunos do primeiro ano do Ensino Medio, e como refer^encia, fez-se uso de alguns estudos disponveis na literatura, entre eles destacamos o de LUCKESI (2000) e ANDRADE, TAVARES e VALLE (2000), dentre outros, os quais discutem o assunto a m de veri car as potencialidades, limites e di culdades enfrentadas por cada modelo. Os resultados dos desempenhos dos estudantes na TRI foram calculados pelo modelo logstico de tr^es par^ametros ML3 e comparados com os resultados do metodo tradicional e algumas considerac~oes foram feitas sobre as vantagens e desvantagens do modelo em relac~ao ao modelo tradicional, quando aplicado na escola, no sentido de perceber e comparar as pro ci^encias dos estudantes, e ainda, fornecer melhores subsdios para o processo de ensino-aprendizagem.
[Download TCC]