Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO REGINALDO ROBERTO AMORIM
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A UTILIZAÇÃO DO RECURSO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DE ALGUNS CONTEUDOS
Resumo
Este trabalho fundamenta-se na possibilidade de recorrer à história como um recurso didático adicional nas aulas de Matemática, um instrumento importante para mostrar o processo de construção da Matemática, ou seja, da descoberta à exploração e definição. Baseado numa pesquisa realizada com um grupo de alunos da Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira na cidade de Limoeiro do Norte-Ce e por meio das posições expressas por alguns historiadores e educadores matemáticos, faremos uma análise dos diferentes papéis didáticos atribuídos à História da Matemática. Procuraremos mostrar os motivos que apontam essa ferramenta de ensino como um recurso didático que pode ser útil ao professor para organização de aulas mais significativas, ajudando assim, na compreensão dos conteúdos. Estimulando o envolvimento e a participação ativa do estudante, na medida em que se faz um resgate histórico, conduzindo os alunos a resolverem e superarem os obstáculos enfrentados pelos antigos matemáticos que são os produtores dos conhecimentos que hoje aplicamos.
[Download TCC]