Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO SILVA DE AZEVEDO
FUFS - Universidade Federal de Sergipe - Aracaju - SE
Dissertação
Título
A matemática financeira no cotidiano de um aluno de uma escola pública
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com uma pequena parcela de informação dentro do contexto educacional, principalmente no tocante ao ensino da Matemática Financeira do Ensino Médio de uma escola da rede Pública; contemplando sua importância no cotidiano do aluno, favorecendo na formação e consolidação da sua cidadania. Este trabalho é constituído de dois momentos. O primeiro, faz um relato da Matemática e o conteúdo Matemática Financeira, fazendo um paralelo desde sua origem até os momentos atuais e suas aplicações práticas no cotidiano das pessoas. No segundo momento é feita uma análise voltada para o campo pedagógico, ensino-aprendizagem num ambiente escolar, onde estão envolvidos os elementos constitutivos dessa investigação, relacionando a problematização, os objetivos, hipóteses e questionamentos levantados. Nesse contexto são apresentadas reflexões teórico-metodológicas sobre o tema abordado e ações pretendidas pelo educador dentro do processo de aprendizagem, adequando este processo às sugestões pretendidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM, que estão centrados na educação para a cidadania. Na certeza de que a educação é o caminho mais eficiente para se alcançar uma melhor qualidade de vida, determinando a formação do cidadão completo em todos os aspectos. Entendemos que a Matemática Financeira pode ser um tema de grande relevância e importância, que seja trabalhada de maneira contextualizada, interdisciplinar como preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, que reorienta o estudo valorizando a formação e a aquisição das competências e habilidades requeridas para um novo mundo no qual criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas são cada vez mais indispensáveis.
[Download TCC]