Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GABRIELA BAPTISTA MARETTI
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
A prática de iniciação científica em escolas de Ensino Médio: um relato de experiência na Escola SESC de Ensino Médio
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta, a partir do relato de experiência, de iniciação
científica na escola básica. Primeiramente propõe-se uma reflexão sobre os desafios
para o ensino da Matemática, e a busca de estratégias para despertar o interesse dos alunos
pela disciplina. Na sequência discute-se a importância da prática de iniciação científica
na escola e dos ganhos pessoais e profissionais que a mesma poderá trazer aos alunos nos
anos subsequentes de estudo. Posteriormente a autora apresenta a proposta de iniciação
científica em Matemática e Música que realizou na Escola SESC de Ensino Médio, bem
como as atividades que desenvolveu com o grupo de pesquisa que orientou. A articulação
entre Matemática e Música perpassa o estudo das duas artes, e conecta-se com outras
tantas áreas do conhecimento promovendo a interdisciplinaridade entre as ciências.
[Download TCC]