Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEXANDRE MAIA FERREIRA
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
RESGATE DA INSERÇÃO DAS NOÇÕES ELEMENTARES DO CÁLCULO (EM PARTICULAR, DAS NOÇÕES DE LIMITE) DURANTE O ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho é uma alternativa de retorno da abordagem de assuntos ligados ao Cálculo Diferencial e Integral, de forma intuitiva e construtiva, durante o Ensino Médio.
O desenvolvimento desse material inicia com a realização de uma pesquisa histórica sobre a evolução do estudo de limite, derivada e integral, em seguida é feito um levantamento
de dados entre professores e graduandos sobre os impactos (vantagens/desvantagens) que o resgate do repasse de ideais correlatas do Cálculo proporcionaria. Com o intuito de
justificar a restauração proposta, foi realizado um mapeamento dos conteúdos que necessitam de enfoque de noções intuitivas do Cálculo nos principais livros didáticos utilizados tradicionalmente nas escolas capixabas públicas e particulares. Foi questionada entre professores a melhor série, a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o currículo básico, a existência de cursos de formação e material didático específico para realização de tal iniciativa assim como foi avaliada a situação em que é possível inserir tais conceitos sem causar danos e comprometimento ao ensino/aprendizagem dos alunos. Após a análise dos assuntos principais que requerem o uso de noções de Cálculo, de uma maneira geral, montou-se a proposta de sequencia didática com atividades, estratégias e metodologias
desenvolvidas e apresentadas de maneira construtiva e intuitiva.
[Download TCC]