Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GLAUCIO BRAZ NUNES BRASIL
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O USO DOS MÉTODOS EGÍPCIO, BABILÔNICO, CHINÊS E RUSSO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS NA ESCOLA PRIVADA
Resumo
Este trabalho objetiva oferecer uma proposta de ensino da multiplicação de números naturais, a partir de conceitos estudados através da história da matemática e que foram utilizados por antigas civilizações. Destaca-se, ent~ao, a utilização da história da matemática no ensino do processo multiplicativo, o qual pode ser utilizado a partir das séries iniciais da educação básica. Aqui ser~ao mostrados, além de alguns trechos da história do surgimento dos números, os processos de como os chineses multiplicavam utilizando varetas de bambu, os métodos egípcios e dos antigos camponeses russos que utilizavam conceitos de dobro e metade para multiplicar e também o método da gelosia, utilizado pelos indianos. Ao final do trabalho será apresentada a análise dos resultados de uma pesquisa de campo realizada em escolas de educação básica nos municípios de Macapá e Santana, que mostra a eficácia ou ineficácia, através da análise de gráficos de resultados, da proposta de utilização da matemática como metodologia de ensino da multiplicação nas séries iniciais da educação básica.
[Download TCC]