Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GUSTAVO ALVES PIMENTA
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÃO E PROPORÇÃO: COM ANÁLISE DE PROFESSORES ELABORADORES DE MATERIAL DIDÁTICO DA REDE PRIVADA DE ENSINO
Resumo
Muitos professores são questionados pelos alunos sobre motivações para aprender alguns assuntos abordados no currículo escolar. Isso, às vezes, é mais evidente na disciplina de Matemática, já que para muitos essa disciplina, da forma como é ensinada, não tem aplicação na vida prática. Visando a dar significado aos assuntos que os alunos aprendem em sala de aula, por meio da contextualização e da problematização, usando a tecnologia, a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), idealizadora do Projeto Klein em Língua Portuguesa, começou a desenvolver um material didático digital, denominado MatDigital, motivado pelo sucesso alcançado durante a etapa piloto do Projeto do Livro Didático para o Ensino Fundamental (LDEF-SBM). O objetivo do projeto LDEF-SBM era produzir um livro didático para as séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos). Neste trabalho, são apresentadas atividades sobre razão e proporção que foram desenvolvidas por um grupo de professores de Uberaba-MG que participaram da etapa inicial do MatDigital. O conceito de razão e proporção é considerado aqui como uma nova forma de comparação que será ensinada aos discentes da rede básica. O objetivo deste trabalho é apresentar atividades, com orientações ao professor, que introduzam o conceito de razão e proporção por problemas significativos e aplicados ao cotidiano dos discentes. Apresenta-se, também, uma análise dessas atividades e orientações, feita por professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de um Centro Particular de Ensino, localizado na cidade de Uberaba-MG. Os professores-avaliadores foram selecionados por exercerem a licenciatura e por serem produtores de Material Didático do Sistema de Ensino CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade).
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