Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HELBET NONATO DOS SANTOS
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Ouro Branco - MG
Dissertação
Título
Geometria Hiperbólica com inversão geométrica: Uma abordagem didática para o professor do ensino básico
Resumo
Neste trabalho apresentamos a história do surgimento da Geometria Hiperbólica,
seus precursores, sua axiomatização, os modelos mais usados para seu estudo e as demonstrações dos principais resultados dessa geometria não euclidiana. Com o intuito de tornar mais didática a apresentação dessa "nova" geometria, utilizamos o conceito de inversão
geométrica para a demonstração e a construção dos principais resultados. Apresentamos
também uma proposta de atividade a ser aplicada para alunos do ensino básico, mostrando
assim que, apesar de não ser um conteúdo previsto na Proposta Curricular Nacional (PCN)
de matemática da educação básica, a Geometria Hiperbólica pode e deve ser abordada nesse
nível de ensino permitindo ao aluno ampliar seu conhecimento geométrico. Além disso, tal
proposta faz uso do software matemático Geogébra, propiciando ao aluno não somente o
conhecimento dessa geometria, mas também de uma ferramenta computacional que lhe pode
ser muito útil no processo de ensino e aprendizagem de diversos conteudos matemáticos. Este
artigo não tem a pretensão de esgotar esses assuntos, mas tem a finalidade de ser um material
introdutório auxiliar no estudo da Geometria Hiperbólica e busca, ainda, estimular o leitor
a aprofundar e ampliar seus conhecimentos matemáticos.
[Download TCC]