Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HELLITON MAIA SOUSA
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
A Resolucao de Problemas como Estrategica Didatica para o Ensino da Matematica.
Resumo
Este trabalho trata de um dos assuntos mais difundidos na cultura de qualquer sociedade: a proporcionalidade. E mostra o interesse em se aplicar certos conceitos da matemática pura ao processo pedagógico do ensino da matemática. Para tanto, utilizamos a resolução de problemas uma ferramenta eficaz ao ensino. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que: no primeiro é defendido a importância da resolução de problemas. Mostrando que ela é desencadeadora de conhecimento e que ao desenvolver o raciocínio lógico proporciona uma aprendizagem sólida e segura em matemática, diferente do ensino baseado em simples repetições de comandos. O capítulo ainda apresenta as quatro etapas de resolução de um problema idealizadas pelo matemático George Polya e o contexto da pesquisa, proporcionalidade um conhecimento básico, abrangente, útil e funcional. O primeiro capítulo finaliza com uma breve reflexão sobre a prática de ensinar. No segundo capítulo, tratamos de questões de proporcionalidade e dos diversos métodos de resolução. Onde, por meio de exemplos genéricos e práticos, são apresentadas, além da teoria, algumas situações envolvendo proporcionalidade. O último capítulo relata o processo de desenvolvimento e avaliação (nos âmbitos: quantitativo e qualitativo) de quatro atividades realizadas em sala de aula. Os resultados das avaliações mostram contribuições significativas ao ensino da matemática.
[Download TCC]