MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: IGO DA COSTA ANDRADE

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE VÍDEOS DE MOVIMENTOS CLÁSSICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO AO ENSINO DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA
Resumo
A matemática é parte fundamental no processo de ensino permitindo ao estudante o desenvolvimento das capacidades de observação, raciocínio crítico e resolução de problemas em diversas atividades humanas. Entretanto, propor atividades que permitam ao estudante no nível básico o desenvolvimento das competências citadas acima é um grande desafio ao professor. O uso de ferramentas tecnológicas e computacionais tem sido visto como uma alternativa para confrontar este problema. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de atividade complementar ao ensino de Funções Afim e Quadrática no ensino básico por meio da análise matemática e computacional de lançamentos oblíquos filmados pelos próprios estudantes. Foram utilizados dois softwares livres: o software Tracker, utilizado para a obtenção de dados relativos às coordenadas horizontal e vertical em função do tempo a partir da filmagem de um experimento de lançamento oblíquo de uma esfera e o software Scilab, usado para determinar equações de posição horizontal em função do tempo e posição vertical em função do tempo e para a construção dos respectivos gráficos. As atividades desenvolvidas permitem ao professor de matemática discutir as propriedades da Função Afim e da Função Quadrática e possibilitam ao estudante compreender a definição e significado das funções envolvidas, desenvolva o senso de investigação científica, a capacidade de se expressar corretamente em linguagem matemática e propor modelos matemáticos para explicar fenômenos.
[Download TCC]