Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: IGO DA COSTA ANDRADE
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE VÍDEOS DE MOVIMENTOS CLÁSSICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO AO ENSINO DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA
Resumo
A matemática é parte fundamental no processo de ensino permitindo ao estudante
o desenvolvimento das capacidades de observação, raciocínio crítico e resolução de
problemas em diversas atividades humanas. Entretanto, propor atividades que permitam
ao estudante no nível básico o desenvolvimento das competências citadas
acima é um grande desafio ao professor. O uso de ferramentas tecnológicas e computacionais
tem sido visto como uma alternativa para confrontar este problema.
Neste trabalho, é apresentada uma proposta de atividade complementar ao ensino
de Funções Afim e Quadrática no ensino básico por meio da análise matemática e
computacional de lançamentos oblíquos filmados pelos próprios estudantes. Foram
utilizados dois softwares livres: o software Tracker, utilizado para a obtenção de
dados relativos às coordenadas horizontal e vertical em função do tempo a partir
da filmagem de um experimento de lançamento oblíquo de uma esfera e o software
Scilab, usado para determinar equações de posição horizontal em função do tempo
e posição vertical em função do tempo e para a construção dos respectivos gráficos.
As atividades desenvolvidas permitem ao professor de matemática discutir as
propriedades da Função Afim e da Função Quadrática e possibilitam ao estudante
compreender a definição e significado das funções envolvidas, desenvolva o senso
de investigação científica, a capacidade de se expressar corretamente em linguagem
matemática e propor modelos matemáticos para explicar fenômenos.
[Download TCC]