Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO FERNANDO NESPOLO
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma proposta de ensino que tem como interesse a motivação dos alunos para aprenderem matemática. Foram pesquisadas diversas bibliografias que propõem a Modelagem Matemática como alternativa de ensino da matemática, ligando conhecimento escolar ao cotidiano do aluno. Na seqüência, relatamos nossa proposta de ensino aplicada a uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental na qual foram trabalhados os conteúdos de circunferência e seus elementos, os números irracionais e operações com números decimais, através da atividade que denominamos “Festa da Matemática”. Nesta proposta, ilustramos como estes conteúdos matemáticos estão presentes no cotidiano e podem ser trabalhado em uma série que não prevê em seu currículo tais temas, fugindo do aspecto linear presente na maioria dos programas curriculares. A metodologia adotada na pesquisa foi a qualitativa e os dados foram coletados em encontros semanais de ensino de matemática durante os meses de outubro e novembro no ano letivo de 2013. A partir do trabalho desenvolvido verificaram-se melhorias significativas no interesse dos alunos em aprender matemática, o que proporcionou, conseqüentemente, melhorias no rendimento individual de cada aluno e da turma como um todo. A principal característica observada nos alunos, durante a aplicação do trabalho com a Modelagem Matemática foi a motivação em aprender novos conteúdos matemáticos despertada por um conteúdo abordado de forma significativa e diferenciada.
[Download TCC]