MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIANA DE CARVALHO LAURENÇO

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
Investigação Matemática por meio de Fractais Vitória da Conquista 2017
Resumo
Este trabalho discuti o uso de fractais como ferramenta de ensino da matemática, no Ensino Médio, na perspectiva de aplicação de aulas investigativas, possibilitando aos alunos fazer parte do processo de ensino-aprendizagem como produtores de conhecimentos e não apenas receptores e reprodutores. As atividades propostas foram aplicadas à professores do Ensino Fundamental II, da rede pública municipal, como projeto piloto, e para alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Piripá. Os fractais são figuras que se apresentam na natureza ou são construídos a partir de funções interativas e possuem características próprias, como autossimiladade, ou seja, um parte é igual ao todo, além disso, tem uma beleza inigualável. Ao introduzirmos em sala de aula estudos envolvendo a Geometria Fractal, permitimos aos alunos a oportunidade de desenvolver a capacidade de investigar e perceber a Matemática, que lhe é apresentada sob uma nova perspectiva, além de possibilitar a observação da Matemática na própria natureza, despertando o aluno para a busca do conhecimento, a partir de objetos palpáveis. Outro aspecto relevante é o fato de ser possível introduzir mídias educacionais no processo de ensino. O principal objetivo foi avaliar como a Geometria Fractal pode contribuir para que os alunos aprimorem suas habilidades de reconhecimento, formalização e generalização de sequências.
[Download TCC]