Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALESSANDRA MATHIAS LESSA
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
ATIVIDADES COLABORATIVAS COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Resumo
Os índices de desempenho de alunos brasileiros não têm alcançado níveis
favoráveis em avaliações institucionais para verificação da aprendizagem em
Matemática. Apesar do Brasil se destacar no cenário mundial pelo crescimento
econômico e pelo desenvolvimento, assim como África do Sul, China, Índia e Rússia
– países com essas características e denominados BRICS – não tem alcançado
resultados semelhantes à maioria deles, como por exemplo no PISA. Desta forma se
mostra importante, além de avaliar, se apropriar dos resultados e traçar metas, para
que esse quadro seja modificado. O ponto de partida deste estudo é a avaliação
realizada no sistema educacional do estado do Espírito Santo, o PAEBES. O resultado
da avaliação no ano de 2014, servirá de apoio para a elaboração metodológica deste
estudo, por constarem indicativos das habilidades (descritores) em que os alunos
ainda não demonstraram ter desenvolvido. A proposta contempla a realização de
atividades envolvendo Geometria para despertar curiosidade e a vontade de, por meio
de desafios, aprender de forma colaborativa e interessante. Como a interatividade
atrai os jovens, a Geometria Dinâmica do software GeoGebra pode fazer a ponte entre
a teoria e a prática, tornando mais fácil a visualização em múltiplas representações do
objeto criado.
[Download TCC]