Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALESSANDRO FURTADO DE SOUZA
UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO
Dissertação
Título
ESTATÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS: USO E DESUSO
Resumo
Estatística nas escolas públicas de Goiás: uso e desuso. Vamos apresentar informações que permitem traçar o perfil do aluno do Ensino Médio que frequenta escolas públicas do Estado de Goiás, em específico, nas cidades de Rio Verde e Trindade. Com esse perfil, podemos analisar o comportamento desse aluno, preferências e dificuldades. Queremos também chamar a atenção de alunos e professores sobre a baixa relevância que é dada ao conteúdo de estatística e sua saturada presença no ENEM. Vamos enfatizar o cálculo da média aritmética (simples e ponderada). A Estatística é eficiente e útil em diversos setores da nossa economia, agricultura, comércio, pesquisas e ciências de modo geral. Em vários segmentos ou circunstâncias de nossa vida, analisamos os dados que estão à nossa volta. Os noticiários nos apresentam diariamente dados numéricos representados através de gráficos e tabelas, que são uma forma fácil
de comunicação e bem organizada, própria da linguagem matemática. Por isso a Estatística é considerada um ramo da Matemática Aplicada que sempre fez parte da vida do ser humano. Sendo assim a Estatística tem como principais objetivos, obter, organizar e analisar dados, cuja finalidade é descrevê-los e explicá-los. No desenvolvimento deste trabalho, utilizamos dados apresentados pelo governo referente aos resultados das avaliações externas, como Saego e Ideb e comparar com os resultados obtidos com a realização de uma pesquisa com os alunos da rede pública. Para a realização da pesquisa, selecionamos uma amostra aleatória de
1060 alunos matriculados em escolas do Ensino Médio, das cidades acima citadas e aplicamos um questionário, designando uma pesquisa quantitativa. Com a ajuda do Excel e do software estatístico R, fizemos as análises e gráficos. De acordo com os resultados do Ideb 2013, o ensino privado obteve média 5,4 e o ensino público 3,4. Dados da pesquisa indicam a preferência de 25,38% pela disciplina de Matemática, o que gerou surpresa. Para o ensino do cálculo da média, utilizamos exemplos concretos como as notas da turma, as idades etc. Também recorremos à resolução de problemas e pesquisa de campo. Neste sentido, buscamos a melhor maneira de despertar nos educandos o espírito da busca e o prazer em aprender. Acreditamos que dessa forma teremos uma escola pública de qualidade.
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