Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: IVANILSON FERREIRA NOLETO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DINÂMICO SKETCHUP NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho almeja contribuir com o ensino de Geometria Espacial na segunda
etapa do Ensino Básico no Brasil, tendo por objetivo despertar o interesse de
estudantes do Ensino Médio para o estudo dos sólidos geométricos com a aplicação
do software SketchUp, e que esse material possa auxiliar os professores que desejem
trabalhar esse conteúdo no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa
bibliográfica, como segue. Fez-se um histórico da evolução da Matemática e da
Geometria, verificou-se como se aplica a Geometria Espacial no Ensino Médio, de acordo
com as Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM) e segundo alguns autores.
Em seguida, relatou-se sobre o uso da informática no ensino da Geometria. Finalmente,
fundamentou-se o estudo teórico dos sólidos geométricos e propôs-se uma aplicação
didática de construção e cálculo da área dos principais sólidos geométricos com o uso do
software SketchUp. A interface amigável encontrada no software SketchUp foi o ponto
de partida para a realização deste trabalho. Como resultado, fica a fomentação das
discussões sobre o uso das tecnologias no ensino de Matemática, a certeza das
contribuições positivas dos ambientes educacionais informatizados para o trabalho de
professores e alunos, e o recurso didático aplicável ao estudo de sólidos geométricos por
meio do SketchUp. Espera-se que este trabalho contribua para tornar o ensino dos sólidos
geométricos mais atrativo e motive os professores a abordarem novas metodologias de
ensino.
[Download TCC]