Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA CAROLINA RABELLO NASCIMENTO
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das Cônicas na Educação Básica
Resumo
Apesar da grande importância histórica e do seu relevante papel no desenvolvimento tecnológico, o estudo das cônicas, no Brasil, não acontece para a maioria dos alunos. Em geral, este conteúdo, quando desenvolvido, é tratado de forma superficial e mecânica. Em um panorama de esquecimento, temos por um lado os livros didáticos que tratam este conteúdo de forma meramente algébrica e, por outro lado, esbarramos em docentes que, muitas vezes, desconhecem um maior aprofundamento, domínio e aplicações do assunto. Ou seja, há uma série de dificuldades para transmitir aos alunos a relevância histórica e a importância destes conceitos em aplicações reais. Sendo assim, esta dissertação tem como finalidade promover uma quebra de paradigma neste processo ensino-aprendizagem, propondo uma reflexão sobre o estudo das cônicas, mostrando a sua relação com os diversos campos da Matemática, trazendo as aplicações reais como consequência de suas propriedades e, ao final, sugerindo uma oficina que abordará o encanto deste conteúdo de forma lúdica e construtivista, estimulando os estudantes a agirem reflexivamente e construindo os seus próprios conceitos significativos.
[Download TCC]