MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA MARY FONSECA BARRETO

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE POLINÔMIOS USANDO APLICATIVOS EM TABLETS
Resumo
Algumas dificuldades que os alunos vivenciam na Matemática ocorrem pela ausência da conversão entre registros de representação semiótica. Em particular, no estudo de Polinômios é privilegiado o registro algébrico em relação aos registros numérico e gráfico. Considerando a importância da conversão entre registros, o objetivo geral desta dissertação foi analisar se a conversão entre o registro gráfico e o registro algébrico e vice-versa influenciam no processo de ensino e aprendizagem de polinômios. Para atingir esse objetivo tornou-se necessária uma revisão bibliográfica sobre Polinômios, Tecnologias Digitais e Registro de Representação Semiótica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio da metodologia de pesquisa denominado Engenharia Didática. Ciente de que o significado do saber matemático escolar é fortemente influenciado pela forma didática pela qual o conteúdo lhe é apresentado, decidiu-se, nesta pesquisa, por elaborar uma sequência didática a qual contenha atividades investigativas que utilizem o aplicativo para tablets, denominado xGraphing. Para a análise dos dados, além da revisão bibliográfica, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados, essencialmente, observação participante, questionários, avaliação diagnóstica e respostas das atividades da sequência didática. A experimentação da sequência ocorreu em quatro momentos, nos meses de novembro e dezembro de 2014, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes, que já tinham estudado o tema Polinômios. A análise de todos os dados sinalizou que o uso do plotador gráfico xGraphing contribuiu de forma significativa para a compreensão do comportamento gráfico das funções polinomiais, acelerou os tratamentos e permitiu um potencial de manipulações, propiciando uma aprendizagem heurística. A conversão entre os registros algébricos e gráficos e vice-versa, por meio da sequência didática, influenciou positivamente a aprendizagem de Polinômios
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