MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA PAULA FERREIRA AURELIANO LOPES

USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
"Desenvolvimento atípico: Acesso à educação de qualidade"
Resumo
LOPES, A. P. F. A. Desenvolvimento atípico, acesso à educação de qualidade. 2012. 150f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e da computação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Em geral, o ensino da Matemática está voltado para uma apresentação estritamente formal, sem levar em consideração o desenvolvimento do aluno no processo de ensino aprendizagem, quantizando o aprendizado segundo padrões. Neste trabalho apresentamos o conceito de desenvolvimento atípico; um material teórico de referência para o ensino de funções, dois modelos didáticos de avaliação formativa e uma palestra motivacional e instrutiva sobre educação inclusiva. Nosso objetivo é promover uma aprendizagem significativa pelo aluno, abandonando o uso de fórmulas decoradas, prezando o raciocínio lógico e analisar se o uso de estratégias diferenciadas é capaz de motivar o aluno, em especial os casos de desenvolvimento atípico, a desejar ser parte da turma e trabalhar em função do seu progresso.
[Download TCC]