Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA PAULA LIMA VILARINHO
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Uma Proposta de Análise de Desempenho dos Estudantes e de Valorização da Primeira Fase da OBMEP
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem, cada vez mais, ganhado espaço no cenário nacional pelo alcance de sua aplicação e pela proposta de incentivar os estudantes brasileiros a desenvolver o gosto pela aprendizagem da Matemática na educação básica. Em 2014, mais de 18 milhões de estudantes foram inscritos para participar da primeira fase em todo o país. Esse cenário motivou o desenvolvimento deste trabalho, com o intuito de compreender melhor em que medida a prova da primeira fase dessa competição pode servir de instrumento para dar feedback aos estudantes e docentes, em termos da aprendizagem de Matemática, e aos elaboradores da prova, acerca da qualidade do instrumento de avaliação aplicado. O estudo foi feito considerando uma amostra composta de 534 estudantes de oitavos e nonos anos de uma escola pública de uma cidade satélite do Distrito Federal, que fizeram a Primeira Fase da OBMEP em 2014. Para o tratamento dos dados, contou-se com o apoio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), utilizando-se os softwares SPSS e BILOG-MG. Para a análise psicométrica dos itens, lançou-se mão da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Adotou-se o modelo logístico de 3 parâmetros da TRI, que descreve a probabilidade de um estudante acertar determinado item do teste em função de sua proficiência e dos parâmetros de dificuldade, discriminação e acerto ao acaso do respectivo item. Os resultados mostraram que a prova apresentou alto grau de dificuldade para o grupo pesquisado e com quantidade elevada de itens com baixo poder discriminativo. Observou-se, também, significativa divergência nos resultados em relação aos estudantes selecionados para a Segunda Fase da OBMEP, caso o critério utilizado fosse embasado unicamente na TRI, e não na TCT em conjunto com outros critérios subjetivos definidos pelas escolas. Ao final da pesquisa, foram criadas propostas de modelos de boletim de desempenho para todos os participantes da OBMEP, atitude que pode contribuir para maior envolvimento e motivação dos alunos e das escolas com a Olimpíada, gerando benefícios no processo de aprendizagem da Matemática dos participantes.
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