MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDERSON CAVALCANTE SANTOS

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
O ENSINO DOS TRIÂNGULOS COM O RECURSO GEOGEBRA
Resumo
Este trabalho aborda o uso do software educacional de geometria dinâmica, o GeoGebra, tendo como objetivo apresentar alternativas para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria com o auxilio do software GeoGebra bem como introduzir conceitos referentes ao ensino da Geometria Euclidiana na educação básica, usando como metodologia uma sequencia de aulas expositivas e práticas com o auxilio do professor no intuito de melhorar os conhecimentos a cerca das definições de triângulos Desta forma, contemplar o aprendizado de conceitos e propriedades, tornando assim o ensino de geometria mais significativo através da experimentação onde o aluno poder viver a construção do conhecimento matemático. A pratica nos levou a comprovar que a utilização do software possibilitou ao professor ensinar o conteúdo com clareza, e ao aluno a aprendizagem por investigação. Justifica-se a escolha deste tema, o fato de haver uma constante necessidade de apresentar novas estratégias de ensino ao processo de aprendizagem de Geometria. A matemática tem na geometria um ramo importante, pois estuda formas geométricas tanto planas como espacial, no qual o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do entendimento ao desenvolvimento matemático do aluno. A geometria nas escolas públicas é pouco estudada e nessa perspectiva é bastante considerável a utilização da inserção tecnológica no qual propiciará formas diferenciadas de pensar e aprender. As conclusões aqui apresentadas resultaram da análise de dados quantitativos coletados das atividades desenvolvidas pelos estudantes, bem como de suas reflexões durante a resolução destas.
[Download TCC]