Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDERSON VANTUIR NOBRE VIEIRA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA EDUCAÇÃO: Blender 3D e o ensino de geometria espacial
Resumo
Este é um trabalho de aplicação do software Blender 3D no ensino de geometria espacial visando aumentar a motivação do aluno, reduzir o tempo gasto na apresentação do conteúdo e no preparo das aulas (uma vez que as aulas podem ser gravadas no próprio blender) utilizando o blender a fim de melhorar a visualização das figuras espaciais e tornar efetivo o aprendizado do aluno na área de geometria espacial. A pesquisa envolveu duas turmas do segundo ano do ensino médio. Em uma turma a aula foi no laboratório com a utilização do blender e na outra a aula foi tradicional usando quadro, apagador e pincel. Foi notável que os alunos que utilizaram o blender participaram ativamente da aula e estavam realmente mais motivados que os alunos que não utilizaram o blender. No final os alunos fizeram um teste para verificação de aprendizagem. A turma que utilizou o blender obteve melhores resultados no teste final levando à conclusão que nesta experiência o uso do blender foi eficaz no aprendizado dos alunos, houve participação efetiva e motivação. A redução no tempo para exposição do conteúdo e preparação de aulas também ocorreu. De acordo com essa análise verificou-se que os objetivos foram cumpridos em sua totalidade.
[Download TCC]