MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRÉ MENDES CARDOSO SEQUEIRA

UNESP - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro - SP

Dissertação

Título
Reflexões sobre a representação gráfica no ensino da Matemática
Resumo
Neste trabalho verificamos as dificuldades apresentadas pelos alunos da E.E. Romeu de Moraes (São Paulo/SP) com relação às representações gráficas. Quando questionados sobre o porquê desta deficiência, foi difícil obter clareza sobre os fatos que os impedem de trabalhar com gráficos. De maneira geral, nesta escola, os alunos argumentaram que viram poucas vezes o uso desta linguagem e que o uso de tabelas era mais frequente. Precisamos reverter esta situação, mostrando as vantagens que a comunicação via gráficos nos traz, pois deles podemos retirar informações importantes na solução de problemas. Ao longo desta dissertação mostraremos alguns conteúdos propostos para o 3o ano de Ensino Médio (estudo dos coeficientes de uma reta, análise das taxas de variação para a função afim e gráficos estatísticos buscando as medidas de tendência central) e retomaremos outros (par ordenado, plano cartesiano, razão, porcentagem, gráficos de setores, gráfico de barras, histograma e gráfico de linhas). Na maior parte destes assuntos, a representação gráfica ocorre e procuramos oferecê-la aos estudantes de diversas maneiras, seja construindo gráficos, seja observando-os e interpretando-os ou ainda, coletando dados para resolver os problemas propostos. Não pretendemos dar conta de todas as dificuldades apresentadas pelo corpo discente, mas apresentaremos algumas sugestões de atividades que podem facilitar o aprendizado.
[Download TCC]