MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALICE VALÉRIA HALLEY SÁ DIAS MENEZES

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DA POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO 9º ANO: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da matemática é marcado por diversos problemas, tais como: desinteresse e falta de motivação dos alunos, dificuldade de raciocínio e compreensão de definições matemáticas, discentes dispersos e apáticos na sala de aula, mas aprendizes hiperativos no mundo virtual. Motivada por esses fatores, esta pesquisa objetiva diagnosticar se a utilização de jogos matemáticos auxilia a aprendizagem da Potenciação e Radiciação no 9ºano do ensino fundamental. Utiliza como metodologia uma proposta interventiva com aplicação de questionários a priori e a posteriori, tendo como foco a aplicação de onze jogos. O trabalho foi realizado durante o primeiro bimestre letivo de 2014 no Colégio da Polícia Militar de Pernambuco – Anexo I (Petrolina). Constatou-se que o uso dos jogos/atividades lúdicas, quando convenientemente planejados e orientados, torna-se uma alternativa prazerosa, desafiadora e mais atrativa para o processo de ensino-aprendizagem da matemática, contribuindo para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo necessários investimentos na disseminação da metodologia de jogos para construção do saber matemático nos diferentes níveis escolares.
[Download TCC]