Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO JUNIOR EVANGELISTA
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
A SITUAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE LÁBREA – AM
Resumo
Este trabalho contém um levantamento de dados oriundo das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM da cidade de Lábrea – AM do período de 2012 a 2014. Um dos aspectos considerados relevantes são os descritores do próprio exame aplicado anualmente desde 1998, com uma reformulação a partir de 2009 sendo conhecido como NOVO ENEM. O objetivo deste trabalho é diagnosticar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no ensino médio além de investigar e identificar a aceitação e a importância dada pelos alunos em relação ao ensino de matemática analisando as características dos alunos da série final do ensino médio (3ª série) da cidade supracitada. Características como idade, gênero e a quantidade de vezes que repetiram algum ano escolar, através de questionário e simulado com questões do ENEM. Os resultados obtidos foram que boa parte dos alunos pesquisados tem uma boa aceitação pela disciplina de matemática, porém esta continua sendo uma das disciplinas com maior rejeição entre aquelas trabalhadas na base comum do ensino médio, motivados ou por deficiência que se arrasta desde o ensino fundamental ou pela metodologia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula, e que as maiores dificuldades encontram–se em conteúdos envolvendo geometria, álgebra e análise de gráficos conforme o simulado aplicado.
[Download TCC]