Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BÁRBARA LEISTER RINALDI
USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
Investigação do uso de software de geometria dinâmica no ensino de geometria para o ensino fundamental
Resumo
A utilização do computador nas aulas de Matemática contribui para que o educando perceba esta disciplina de forma mais abrangente,permitindo novas estratégias de abordagem a variados problemas.Pensando nisso,o objetivo foi analisar o impacto que trabalhar geometria com software de geometria dinâmica tem nas aulas regulares do ensino fundamental
Para tal,esta pesquisa iniciou-se com uma análise de quais são os programas de geometria
dinâmica utilizados nas pesquisas científicas com aplicação para fins educacionais nas
aulas de geometria de alunos do ensino fundamental.Foram considerados apenas trabalhos
voltados para alunos do ensino fundamental,que abrangem algum tópico de geometria
usando programa de geometria dinâmica.Em virtude da predominância da utilização do
software GeoGebra,o mesmo adotado neste trabalho.Caracterizaram-se então,o campo e
os sujeitos da pesquisa e escreveram-se as etapas da aplicação de dez atividades,usando o
software GeoGebra,nas quais foram aplicadas ao longo do ano de 2014 e ilustradas com as
respostas corretas e incorretas dos próprios educandos.Aplicou-se uma mesma atividade
para dois grupos:um grupo de tratamento,o qual trabalhou com o software e um grupo
de controle,o qual não trabalhou com o software,para se testar a hipótese.A atividade
selecionada para esta aplicação foi a construção de um triângulo equilátero,no qual o
grupo de controle utilizou-se de régua e compasso.Concluiu-se que os educandos do grupo
de tratamento tiveram um melhor aproveitamento do que o grupo de controle.A escolha
destas atividades foi baseada na importância do ensino da matemática e,em particular,
da geometria para o ensino fundamental e em como despertar o interesse dos alunos pela
geometria.
[Download TCC]