Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BEETHOVEN ROTTERDAM DAUDT GOMES E SILVA
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
Uma Abordagem Sobre o Conceito de Função
Resumo
O ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge,
assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das
propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio.
[Download TCC]