Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BIANCA DO REGO SILVA
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
Atividades interativas para uma abordagem dinâmica de funções reais na Educação Básica: um estudo de caso
Resumo
O estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção da ideia de função. Contudo, ainda que os PCN rati?quem que o ensino de funções deva ser apresentado inicialmente como relação entre grandezas, considerando sempre que possível situações de modelagem matemática comopontodepartida, oslivrosdidáticostêmexploradomuitopoucoodesenvolvimentodequestõesdessanatureza. A abordagem do ensino de funções reais vem sendo realizada em contexto essencialmente algébrico. Em geral, apresenta-se a expressão analítica da função, analisa-se o domínio da função apenas como restrição algébrica da expressão dada e dá-se pouca importância ao estudo do crescimento e decrescimento da função. Assim, motivado pela ideia de construir uma abordagem mais dinâmica do conceito de função, este trabalho desenvolve e avalia uma sequência didática composta de nove atividades interativas, construídas a partir de situações geométricas representadas em um ambiente virtual com o software de matemática dinâmica Geogebra, que estimulam o estudo do domínio de funções reais, o reconhecimento de suas expressões analíticas e de seus pontos críticos (máximos e mínimos). As atividades foram aplicadas a um grupo piloto de sete alunos do ensino médio de um Colégio Estadual do Município de Niterói do Estado do Rio de Janeiro.
[Download TCC]