Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JANAINA OLIVEIRA MOTA
FUFS - Universidade Federal de Sergipe - Aracaju - SE
Dissertação
Título
Derivadas no Ensino Médio: Reflexões e Propostas
Resumo
Esta pesquisa busca defender uma proposta de inserção de conceitos de Cálculo Diferencial ainda no Ensino Médio, proposta esta que já vem sendo abordada por diversos pesquisadores, tais como Ávila (1991, 1993, 2006), Duclos (1992), Machado (2008), Rezende (2003) e outros. Inicialmente, mostraremos dados atuais que apresentam o alto índice de reprovação nas diversas turmas de Cálculo I da Universidade Federal de Sergipe (UFS), justificando assim a necessidade da melhor compreensão desse conteúdo. Em seguida, apoiados nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas leituras a cerca do tema, apresentaremos alguns esclarecimentos de como seria possível colocar em prática esta proposta. É levado em consideração que há muitos livros didáticos contemporâneos do Ensino Médio que reservam alguns capítulos para tratar deste conteúdo, porém os mesmos só fazem menção a essa proposta na terceira série de forma, muitas vezes, isolada. Nossa ideia seria de uma apresentação de Derivadas já na primeira série juntamente com estudo de Funções e paralelamente com o estudo da Cinemática na Física. Como ferramenta tecnológica utilizamos o software de geometria dinâmica, Geogebra, para auxiliar no entendimento dos conceitos de maneira experimental. Dessa maneira o conteúdo pode ser apresentado, sempre desfrutando e enriquecendo o conhecimento prévio a fim de otimizar o tempo na resolução de problemas e formalizar os conceitos desejados.
[Download TCC]