MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BRUNO COELHO ALVES

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Uma Proposta de Oficina sobre Códigos para a Contextualização do Estudo de Aritmética e Matrizes no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conteúdo de Códigos Corretores de Erros a professores, de modo que possam utilizá-lo em suas aulas. Um código é a representação de uma determinada palavra ou símbolo. Este trabalho aborda os códigos corretores de erros, principalmente os ditos lineares. Dessa forma, o conceito de código é apresentado junto a dois exemplos motivadores. Os requisitos de Álgebra e Álgebra Linear são expostos, abordando o conceito de corpos finitos, a definição de espaço linear e de transformação linear. Os códigos corretores de erros, a partir de alfabetos definidos em corpos finitos, permitem que o envio de mensagens, mesmo em canais ruidosos, possam ser interpretados com uma menor probabilidade de erro. Esse processo é feito em códigos lineares através das transformações lineares. Os códigos de Hamming e os códigos de Reed-Solomon são exemplos de códigos lineares que são tratados neste trabalho. Após apresentada a base teórica do conteúdo, é proposta uma oficina que possui como alvo os alunos dos anos finais do Ensino Médio. Essa oficina explora alguns códigos comuns, como o uso de dígitos verificadores e a interpretação de textos por máquinas digitais através de zeros e uns. Espera-se que este trabalho possa auxiliar a divulgação de alguns tópicos atuais de pesquisa entre os professores e incentivar o uso de novas metodologias para ensinar conteúdos que são considerados “difíceis” para vários alunos de Ensino Médio.
[Download TCC]