Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNO MARX DE AQUINO BRAGA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Teoria da resposta ao item: o uso do modelo de Samejima como proposta de correção para itens discursivos
Resumo
Para a avaliação educacional em larga escala é necessário um sistema de dados que forneça instrumentos de gestão da aprendizagem visando a implementação ou manutenção de políticas educacionais públicas ou privadas, visto que promove um contínuo monitoramento das estratégias adotadas, buscando detectar suas fragilidades e avanços.
Logo, um sistema de avaliação deve obter e organizar informações periódicas e comparáveis sobre os diferentes aspectos do sistema educacional. Nesse sentido, para a avaliação educacional em larga escala, vários países utilizam-se da Teoria da Resposta ao item (TRI) que, em princípio, veio complementar algumas limitações da Teoria Clássica de Medidas.
No Brasil, a TRI foi usada pela primeira vez em 1995 na análise dos dados do Sistema Nacional de Ensino Básico (SAEB) e, entre outras avaliações em larga escala, é utilizada também no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas provas de conhecimentos de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos, a correção da redação do ENEM é feita sob aspectos da Teoria Clássica de Medidas.
A proposta deste trabalho é de apresentar, para os modelos para itens não dicotômicos, o modelo de Samejima, o qual permite a criação de uma escala de correção da redação do ENEM a partir da TRI.
[Download TCC]