Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA CAROLINE FERREIRA
UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO
Dissertação
Título
O ENSINO DA ESTATÍSTICA ATRAVÉS DA MÚSICA
Resumo
O foco principal deste trabalho consiste em contribuir para a reflexão dos educadores da área de Matemática e neste projeto a base será feita pelo ensino da Estatística, com relação ao uso de uma nova metodologia em sala de aula: a música. Surgiu o interesse em realizar uma nova sistemática para ensinar porque o ensino da Matemática tem se mostrado complexo e linear fazendo com que os alunos fiquem desmotivados e sem interesse pelo que é ensinado. Exibiu-se os pontos positivos do porquê de sua utilização e como ela pode ser empregada para ensinar a Estatística no Ensino Médio bem como em outras áreas da Matemática, fornecendo também informações que fazem deste recurso didático um método viável em sala de aula. Desenvolveu-se paródias de músicas como uma ferramenta rica que permite estimular o processo cognitivo
e, por esse fato, deve ser utilizada com a finalidade de diversificar e contextualizar os conceitos levando a aquisição do conhecimento de forma mais significativa. Contudo, esta metodologia tem intuito de fazer com que a aula seja mais dinâmica, interativa e estimulante, contribuindo para melhorar a exposição do conteúdo e a aprendizagem acerca dos conteúdos estatísticos.
[Download TCC]