Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA DE FÁTIMA MODESTO NUCINI
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
MATEMÁTICA E ARTE: Explorando a Geometria dos Fractais e as Tesselações de Escher
Resumo
Esta pesquisa consistiu em apresentar propostas de ensino de Matemática utilizando conexões entre a Matemática e a Arte. O trabalho proposto explorou a Geometria dos Fractais e as obras do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, trabalhando conceitos matemáticos através da observação e construções de fractais, como também a exploração das obras do artista. As atividades propostas
empregaram o uso de tecnologias, como softwares que permitem um ensino dinâmico facilitando a visualização dos objetos, seus elementos, construções e transformações. É importante apresentar aos estudantes conceitos basais sobre o assunto previamente ao desenvolvimento das atividades. Objetivou-se
principalmente que o alunado percebesse a matemática presente em outras áreas do conhecimento, e consequentemente sua importância e aplicação, proporcionando simultaneamente aprendizagem e evasão da rotina. Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Jacarezinho, com estudantes do
ensino médio integrado. Observou-se que o método adotado atraiu a atenção dos alunos para uma matemática desconhecida e ao mesmo tempo fascinante, visto que
para muitos essa se reduz a manipulações numéricas e algébricas sem significado. Os estudantes participaram de forma integral das atividades, tanto nas construções
dos fractais e das tesselações de Escher, quanto na resolução das questões propostas inerentes ao assunto. Através de observações ao longo do desenvolvimento das atividades e análise dos questionários aplicados, foram
identificados indícios de aprendizagem, nos quais pode-se concluir que o ensino mostrou-se satisfatório.
[Download TCC]